Comparação entre estratégias de manutenção

Este artigo examinará as diferenças entre a manutenção preditiva e outras estratégias de manutenção amplamente utilizadas.

Compartilhe

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva envolve a coleta de dados sobre a condição de um ativo industrial e o uso desses dados para prever quando o mesmo irá falhar. Isso, por sua vez, permite que você conserte ou substitua o ativo antes que a falha cause um tempo de inatividade não planejado.

A questão é: por que os profissionais de manutenção estão se voltando para a manutenção preditiva e se distanciando de outras estratégias de manutenção?

Manutenção preditiva vs. manutenção corretiva

A manutenção corretiva é talvez a estratégia de manutenção mais básica: ao ocorrer uma falha, o encarregado deve corrigi-la. Muitos poucos dados são coletados ou usados. Essa estratégia geralmente é mais adequada para ambientes onde há apenas um ou dois ativos em execução e o custo de tempo de inatividade não planejado é muito baixo.

Em comparação com estratégias de manutenção mais modernas, a manutenção corretiva tem uma série de desvantagens. Por exemplo, no caso de um mau funcionamento ou se uma peça quebrar, a produção será interrompida. Se levar muito tempo para obter uma nova peça ou se a equipe de manutenção não estiver disponível instantaneamente, essa paralisação pode durar um longo período de tempo. Para muitas organizações industriais, longos períodos de inatividade podem prejudicar gravemente a produtividade e o lucro.

A manutenção preditiva é baseada na suposição de que o tempo de inatividade não planejado não é uma opção. Uma variedade de métricas da integridade dos ativos são monitoradas e, assim que uma delas indica uma falha de funcionamento, o ativo pode ser consertado ou substituído com antecedência, em um momento conveniente. Isso significa evitar falhas repentinas nos equipamentos e interrupções não planejadas.

Manutenção preditiva vs. manutenção preventiva

Para algumas empresas, o custo do tempo de inatividade não planejado é tão alto que elas empregam uma estratégia de manutenção preventiva. Aqui, as inspeções são realizadas precocemente e as peças são substituídas antes mesmo de mostrarem sinais de falha de desenvolvimento. Isso aumenta a confiabilidade e a disponibilidade do equipamento e pode minimizar a probabilidade de tempo de inatividade não planejado.

No entanto, a manutenção preventiva geralmente leva a custos desnecessários. A manutenção é programada com antecedência (geralmente muito cedo) para evitar que os ativos falhem durante o uso. Isso, por sua vez, significa que os ativos são frequentemente substituídos prematuramente, o que pode corroer substancialmente o retorno sobre o investimento da máquina e aumentar o custo total de propriedade.

Manutenção preditiva + monitoramento de condições

Conforme mencionado, uma estratégia de manutenção preditiva requer que a equipe de manutenção possa prever quando um problema futuro irá ocorrer e retificar este problema (consertando ou substituindo o ativo) antes que o mesmo cause falhas e tempo de inatividade não planejado.

A ferramenta central que permite a manutenção preditiva é o monitoramento de condições. Existem várias maneiras diferentes de monitorar a integridade de um ativo industrial, e o método que funciona para você dependerá de vários fatores, incluindo o tipo e o número de ativos que você possui. Os métodos populares de monitoramento de condição incluem análise de vibração, análise de assinatura elétrica, análise de óleo, análise acústica, análise térmica e inspeção visual.

O monitoramento de condições também costuma ser facilmente escalonável. Usando algoritmos de automação e auto aprendizagem, os dados de centenas de motores podem ser coletados e analisados, evitando que você tenha que analisar manualmente grandes quantidades de dados. Quando uma falha em desenvolvimento é detectada, o sistema pode alertar rapidamente sua equipe de manutenção sobre qual ativo está com defeito, o motivo pelo qual o ativo está com defeito e quanto tempo você tem até que a falha cause uma indisponibilidade do ativo.

Para saber mais:
Conheça a solução avançada da Techplus para Manutenção Preditiva Online. Acesse:
https://www.techplus.com.br/i-machine/

Techplus | Todos os Direitos Reservados - Criado por Ikigai Desenvolvimento

Precisa de ajuda ?