A Inteligencia Artificial (IA) na manufatura está direcionando a transformação digital. Sua equipe está pronta?

Conforme as tecnologias de Inteligência Artificial entram em uso no mundo da manufatura, gerentes e profissionais de fábrica devem aprender novas habilidades para gerar o máximo de valor...

Compartilhe

Conforme as tecnologias de Inteligência Artificial entram em uso no mundo da manufatura, gerentes e profissionais de fábrica devem aprender novas habilidades para gerar o máximo de valor. Paralelamente, os líderes devem pensar estrategicamente como preencher funções emergentes e inovadoras para impulsionar a transformação digital e direcionar suas empresas velozmente para o futuro.

A IA na manufatura pode transformar a indústria em uma versão mais eficaz, habilidosa e produtiva de si mesma. Ela pode ajudar a melhorar a coleta de dados, o controle de estoque e o fluxo da cadeia de suprimentos. Por meio da análise de dados de máquinas, também pode melhorar significativamente a integridade destas. A IA pode diagnosticar problemas existentes e fornecer insights preditivos para economizar tempo e dinheiro dos fabricantes em manutenção e reparos.

O maior presente da IA pode ser o tempo que ela devolve aos funcionários. Com a IA gerenciando tarefas mais repetitivas ou mundanas, os profissionais da linha de frente, técnicos e gerentes estão livres para se concentrar em tarefas estratégicas que geram mais valor. Mas para que isto seja realizado, os profissionais precisam saber como trabalhar com a IA e fazê-la trabalhar para eles.

Aqui é por onde surge o desafio. A introdução da IA e da automação na indústria fez aparecer as lacunas de habilidades que podem impedir o progresso da transformação digital na indústria. Os profissionais da indústria precisam das habilidades certas para trabalhar com IA e seus desenvolvedores, para criar casos de usos práticos de IA na indústria. Sem isso, nunca poderão aproveitar o verdadeiro poder da IA para tomada de decisões inteligentes e eficientes.

Existem lacunas de habilidades em toda a indústria, desde profissionais da linha de frente até gerentes. Para criar um futuro em que a IA e profissionais qualificados operem em sincronia, a indústria deve abordar essas lacunas agora.

Profissionais e técnicos de chão de fábrica

Uma área onde a IA pode agregar mais valor é a integridade das máquinas. A tecnologia pode fornecer dados em tempo real sobre a condição do maquinário e oferecer insights profundos que possibilitam ir além das abordagens reativas e preventivas costumeiras da manutenção preditiva. O monitoramento da integridade de uma máquina habilitada com IA reduz significativamente o tempo de inatividade e pode acelerar os esforços de transformação digital de um fabricante. Para tanto,  pressupõe-se que aqueles que trabalham no chão de fábrica estejam prontos e aptos a aproveitar seu potencial.

A inovação tecnológica na manufatura não deve substituir os técnicos da linha de frente. Ao invés disso, deve tornar seus trabalhos mais eficientes e liberar seu tempo para trabalhos de maior valor. Infelizmente, isso nem sempre é claro para as pessoas que fazem seu trabalho há anos sem a ajuda da IA. Para levar essa situação adiante e preencher as lacunas de especializações, os líderes devem abordar por que os trabalhadores precisam aprender as habilidades necessárias para implementar a IA em primeiro lugar.

Mostre aos funcionários como a IA na indústria pode assumir tarefas do dia-a-dia, liberando-os para assumir trabalhos mais estratégicos, que exigem pensamento inovador e habilidades de resolução de problemas. Isto posto, você pode começar a treinar esses profissionais com as habilidades certas para perceber o potencial de valor da IA.

A principal dessas habilidades é a tomada de decisões baseada em dados. Para enfrentar o futuro da manufatura de frente, as equipes de manutenção devem entender os dados que recebem e agir de acordo com eles. Isso não significa que todo mundo precisa se tornar um cientista de dados da noite para o dia – os dados de máquina da IA podem ser apresentados de maneira compreensível – mas interpretar esses dados será uma habilidade fundamental para se aprender.

Equipes e técnicos de manutenção também devem aprender a colaborar uns com os outros e com outras partes interessadas para aproveitar os insights que o monitoramento da integridade de máquinas oferece. Por exemplo, se a IA estiver dizendo aos técnicos que um rolamento quebrará num futuro próximo, eles devem saber como entrar em contato com o setor de estoque para garantir que as peças necessárias estejam lá quando chegar a hora de repará-lo.

O monitoramento da integridade da máquina também possibilita que o pessoal de manutenção seja mais preciso do que nunca. Melhorias incrementais que antes passavam despercebidas agora podem ser totalmente realizadas, desde que as pessoas saibam onde procurar. Isso pode significar, por exemplo, mudar para um fixador de rosca mais seguro quando rolamentos desgastados começam a causar mais vibrações. As ferramentas da IA podem detectar e relatar as vibrações, mas cabe às pessoas saber o que fazer com essas informações.

A conclusão é que a transformação digital na manufatura não pretende transformar a IA na estrela do show. Ao contrário, as ferramentas de IA devem atuar como suporte, permitindo que os profissionais da linha de frente elevem o valor de seu trabalho. Para que isso seja possível, os profissionais devem entender como suas funções evoluirão e como podem aproveitar o poder da IA ​​para melhorar sua tomada de decisão e eficiência para o futuro.

Gerenciamento da Manufatura

Os benefícios e o impacto da IA podem se estender além dos profissionais de chão de fábrica e dos técnicos. De fato, a transformação digital na manufatura só pode ser bem-sucedida se os gerentes estiverem preparados para gerenciar as mudanças que ocorrem na indústria. Todos os fatores – da pandemia às mudanças climáticas, passando pela escassez de suprimentos e inovações tecnológicas – desempenham um papel definindo como a fabricação será nos próximos anos. Para navegar com sucesso em tudo isso, os gerentes precisarão estar à vontade para desafiar o status quo e impulsionar a inovação.

Isso significa estar pronto para experimentar. Os líderes de manufatura provavelmente não reconheceram e nem recompensaram a experimentação como uma habilidade importante no passado, mas tentar coisas novas e aprender com o fracasso e o sucesso será uma parte crucial da agilidade e da adaptabilidade. Essa mentalidade não deve se limitar ao desenvolvimento de produtos – a experimentação pode ser aplicada em toda a organização.

Por exemplo, com a IA na manufatura liberando mais tempo para técnicos e equipes de manutenção, cabe à gerência analisar a melhor maneira dos funcionários empregarem esse tempo livre recém descoberto. No lado técnico, os funcionários podem usar insights de dados de integridade de máquina vindos da IA para sugerir diferentes maneiras de reduzir custos operacionais e tornar o gerenciamento de estoque mais eficiente.

A disposição de contrariar o status quo também se estende à hierarquia do próprio negócio. A estrutura tradicional que separa os trabalhadores do chão de fábrica da gerência dificultará a transformação digital na manufatura. Alternativamente, os gerentes precisam criar uma estrutura ágil que possa se adaptar para lidar com novos desafios.

Parte disso envolve encontrar as pessoas dentro da empresa também dispostas a promover mudanças e desafiar o status quo. Os funcionários que experimentam e buscam inovação e aprimoramento serão os que ajudarão a impulsionar o negócio. Tradicionalmente, os líderes podem ter visto esse tipo de funcionário mais como um obstáculo do que como uma ajuda. Está na hora dessa atitude mudar.

Os gerentes não podem se dar ao luxo de se verem acima das mudanças que acontecem na empresa e no setor como um todo. Eles são parte integrante da transformação digital na manufatura e devem estar dispostos e capazes de se adaptar – e ajudar outros a fazerem o mesmo.

Os papéis emergentes da transformação digital

Além das novas habilidades necessárias entre os trabalhadores da linha de frente e gerentes, também haverá funções híbridas emergentes devido aos novos desafios e oportunidades da transformação digital na manufatura. Essas posições ultrapassarão a divisão que tradicionalmente existe entre a gerência e os trabalhadores da linha de frente e redefinirão as linhas que separam as áreas tradicionais de especialização para gerar novos valores, inovação e crescimento.

Por exemplo, à medida que a IA na manufatura muda a forma como a saúde das máquinas é monitorada e gerenciada, as empresas precisarão de especialistas em operações de máquinas para preencher a lacuna entre operações e manutenção. Essas equipes conduzirão uma abordagem preditiva habilitada pela IA.

A tecnologia também permite que as equipes de manutenção compartilhem dados precisos e preditivos com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Isso significa que especialistas externos podem facilmente emprestar seus conhecimentos para ajudar a resolver problemas específicos por meio de vídeo. A colaboração remota pode não ter sido uma prioridade na manufatura antes, mas tem um papel a desempenhar na transformação digital hoje, e as empresas precisarão de colaboradores virtuais especializados para ajudar os profissionais a se adaptarem.

Ainda mais, à medida que os funcionários têm a tarefa de desafiar a norma e impulsionar a inovação, é provável que sintam a mudança na cultura de suas organizações. É aqui que um novo papel de incentivadores de mudanças culturais podem motivar os funcionários a se inclinarem às mudanças e se adaptarem para gerar mais valor.

As funções tradicionais de manufatura estão mudando e novas posições estão surgindo. É um momento interessante à medida que a manufatura se transforma em uma indústria mais digital e dinâmica. Mas caberá aos líderes garantirem que suas organizações acompanhem o ritmo. Dê às equipes as habilidades necessárias para aproveitarem ao máximo a IA na manufatura hoje e se adaptarem às necessidades do futuro.


Fonte: https://www.augury.com/blog/ai-in-manufacturing-is-driving-digital-transformation-is-your-team-ready/
Imagem: foto criado por aleksandarlittlewolf – br.freepik.com


Techplus | Todos os Direitos Reservados - Criado por Ikigai Desenvolvimento

Precisa de ajuda ?