Por esse motivo, a transformação digital acabou se tornando um termo muito falado por todas as pessoas. E por vezes, algumas informações incorretas são divulgadas e propagadas através dos meios de comunicação existentes.
Por isso, vamos compartilhar alguns mitos para que você entenda o que é verdade e o que é mentira sobre a transformação digital.
1. A transformação digital é muito difícil
Como transformar uma empresa pode envolver diversos processos e adaptações, o primeiro mito que surge é que se torna algo muito difícil de fazer. Na verdade, com organização, e executando um plano de transformação, é possível incluir a tecnologia e soluções automatizadas nas empresas de forma simples.
Contudo, o mito é bastante forte, e muitas vezes é preciso trabalhar por um longo período de tempo para que um projeto de transformação digital seja colocado em prática.
Mesmo assim, é essencial que comitês de inovação ou até mesmo pessoas que realmente entendam o potencial de uma transformação digital, tomem a frente e trabalhem para que isso aconteça. Afinal, a transformação digital é algo essencial para o sucesso de qualquer negócio hoje.
Dessa forma, ao unir o mundo físico com o mundo digital, é possível inovar nos processos produtivos, ter maior qualidade e também oferecer novas opções de produtos e serviços para os clientes. Como consequência, a empresa cresce e conquista cada vez mais espaço dentro do seu mercado de atuação.
2. A transformação digital não é obrigatória
Considerando o cenário em que vivemos hoje, com alta competitividade entre empresas, além da qualidade oferecida pelos concorrentes, aqueles negócios que entendem que a transformação digital é opcional, sem dúvidas terão prejuízos.
Por isso, dizer que a transformação digital não é obrigatória é o segundo grande mito que existe sobre este assunto.
Assim, é preciso reforçar que não é preciso mudar da noite para o dia todos os processos e formatos de trabalho de uma empresa. Porém, para que o crescimento continue e os resultados sigam positivos, é necessário começar o quanto antes um projeto de modernização de todo o negócio. Afinal, a todo momento surgem novas soluções para problemas e opções para melhorar diversos aspectos do dia a dia do trabalho.
Nesse sentido, as empresas que não estão fazendo uma transformação digital em seus negócios, perdem estas oportunidades e acabam ficando para trás.
Portanto, é essencial que a liderança das empresas converse sobre projetos para trazer mais ferramentas e tecnologia para dentro dos processos. Como consequência, a qualidade do trabalho desempenhado pelos colaboradores aumenta, bem como as taxas de produtividade.
Isso pois uma tarefa que antes demorava 2 horas e precisava de 4 pessoas envolvidas para acontecer, depois da transformação digital passa a demorar 30 minutos, e apenas 1 trabalhador para executá-la.
E os resultados disso são bastante interessantes para todos.
3. Não é possível enxergar a transformação digital
Outro mito que atrapalha a realização de ações de transformação digital é acreditar que não será possível ver os resultados de todo o esforço e investimento realizados.
E isso será verdade para aquelas empresas que são desorganizadas e não possuem relatórios de indicadores sendo atualizados constantemente.
Por outro lado, as empresas que já possuem este tipo de sistema em funcionamento, ou que o colocam em prática ao investir em transformação digital, podem ver claramente os resultados.
Alguns exemplos tangíveis da transformação digital são:
- Análises automatizadas que eliminam a necessidade de reuniões constantes de avaliação de gráficos;
- Acompanhamento em tempo real dos indicadores e aumento de produtividade;
- Alertas para equipamentos que estejam com algum sinal de problema para evitar paradas inesperadas;
- Maior agilidade e confiança em tarefas administrativas;
- Entre tantos outros.
Assim, além de ser possível visualizar diversos impactos positivos da transformação digital, consequentemente há redução de custos e possibilidade de identificar oportunidades de melhoria em diversos processos.
Portanto, se este mito ainda impede a sua empresa de se reinventar, saiba que o espaço que você está perdendo no mercado pode ser muito mais difícil de recuperar. Afinal, a concorrência já está investindo neste tipo de inovação para seguir forte nos negócios.
De maneira geral, é possível agrupar os resultados da transformação digital em três principais áreas: produtos, processos e pessoas. Assim, ao avaliar cada uma destas áreas, serão listadas diversas inovações que podem contribuir, e muito, para o seu negócio.
4. A transformação digital envolve muitos desafios e investimentos arriscados
Quando uma iniciativa de inovação e transformação digital começa com este tipo de pensamento negativo, é possível que os resultados não apareçam mesmo. Para que funcione, é preciso bastante dedicação, estratégia e seguir o planejamento traçado.
E para quem já considera que o investimento não vale a pena, ou que o desgaste emocional das pessoas envolvidas na transformação será exagerado, é mais difícil de seguir em frente.
Contudo, quando uma decisão de modernizar ou alterar algum processo é tomada, este tipo de mito precisa ser deixado de lado.
Somente com equipes focadas e motivadas para fazer os projetos funcionarem é que os resultados serão positivos.
Portanto, além de colocar energia e dinheiro em máquinas e processos físicos, é preciso também dar atenção às pessoas que executarão cada tarefa. Dessa forma, a confiança de todos será elevada, e os resultados positivos responderão diretamente a isso.
Afinal, a transformação digital vale a pena?
Respondendo em poucas palavras, sim, a transformação vale a pena. E isso é verdade pois cada vez mais a tecnologia e processos mais ágeis fazem parte do dia a dia das pessoas.
Por que as pessoas estão sempre economizando para comprar um novo celular mais moderno, ou então uma TV com mais funções para o seu entretenimento?
A resposta é simples: porque melhores funções são adicionadas conforme a tecnologia é desenvolvida. E dessa forma, a experiência do usuário com estes produtos está sempre melhorando.
O mesmo princípio deve ser considerado para as empresas, que devem investir em melhorias em processos, e aumento de produtividade nas mais diversas áreas. Dessa forma, é possível crescer e continuar competitivo no mercado, enquanto o ambiente de trabalho se torna mais positivo e produtivo.