CASOS DE SUCESSO – STOLLBERG DO BRASIL
Projeto: Processo de Fabricação Grânulos para Fundição Contínua.
Empresa: Stollberg do Brasil
Local: Guaratingueta – SP
Natureza: Indústria Química
ESPECIFICIDADE
O sistema deverá controlar a dosagem de ingredientes para a fabricação de grânulos para fundição contínua com precisão através de receitas com parâmetros de tempo para obtenção de um produto de qualidade com o mínimo de perdas.
ESCOPO
É fornecido um sistema com controle através de receitas que possibilitem a dosagem correta dos ingredientes no tempo necessário com o mínimo de erros de dosagem.
PRAZO
Foi feita a implementação do sistema com um prazo duas semanas para documentação, cinco semanas para o projeto, uma semana para TAF e quatro semanas para START-UP.
DADOS CARACTERÍSTICOS
PROCESSO
O processo de fabricação de grânulos para fundição contínua com dosagem automática de ingredientes e parametrização de tempos é feito através da dosagem dos ingredientes em um Hopper que posteriormente são enviados para um misturador e adicionado líquidos para a formulação da lama. Após isso, a lama é transportada a um Tanque Pulmão, que através de uma bomba hidráulica envia o produto para um Spray Dryer, produzindo os grânulos. Estes grânulos são resfriados e depositados em silos de armazenamento. Na área da embalagem os grânulos são empacotados e paletizados.
SISTEMA DE AUTOMAÇÃO
Sistema com controle por tempo e correção automática de erros na dosagem, preparação de matérias-primas para dosagem no processo e sistema de formulação, com armazenamento de fórmulas.
COMPLEXIDADE DA LÓGICA DE CONTROLE
Foram desenvolvidas lógicas para o controle das dosagens seguindo padrões utilizados pela TECHPLUS. As CPU do PLC comunica pela rede Profibus trocando inúmeras informações com balanças e IHM’s e em rede Ethernet com o sistema de supervisão.
CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE
A parte de software é composta por um sistema de supervisão (FIX Dynamics) que se utiliza o Driver SIMATIC NET para a comunicação com o PLC através de uma rede Ethernet. São três Estações que controlam em redundância todo o processo da fábrica.
O hardware é composto por um PLC SIEMENS, com uma CPU PLC 316-2DP de 128 kbytes de memória, que interage através da rede Profibus com quatro módulos de pesagem Phanter da Toledo e quatro IHM’s DAKOL.
DESCRIÇÃO DE PONTOS E REMOTAS
O sistema se utiliza de 576 pontos envolvendo entradas e saídas digitais e 28 analógicos, para controle de acionamento e desacionamento de válvulas e motores, e controle de temperatura, vazão, pressão e peso.
METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO
Foram implantados os sistemas de dosagem e adição, formulação, secagem e embalagem posterior de acordo com o projeto. Cada um foi testado em separado e em conjunto com o restante do sistema.